Passamos preciosos dias na cidade de Lençois em comemoração ao aniver do papai, o nosso pequeno escoteiro participou de mais essa aventura e desta vez fez as trilhas caminhando ao invés dos ombros do papai como contei aqui. Partindo de Salvador são 410 km num total de aproximadamente 8 horas.
![]() |
daqui |
![]() |
Mapa feito por marido a partir das orientações de seu tio caminhoneiro...nosso GPS analógico...rs |
1º resto de dia: Conheçemos lugarejos encantadores, e como são tantos vou contar por partes os que tivemos tempo de ir. Um guia mirim nos levou para:
Cachoeirinha: curta caminhada por dentro da cidade levamos aproximadamente uns 20 minutos para chegar lá.
Mirante: um dos pontos mais altos que proporciona uma visão panorâmica da cidade, conforme vocês podem conferir abaixo:
Cachoeira da primavera: difícil acesso, mas compensador.
Salão das Areias Coloridas: passagens por um areal colorido [o nome já diz] de onde é extraída a areia para confecção daquelas garrafinhas com desenhos da cidade.
Serrano: pequenos poços de água doce, estupidamente gelada, um efeito "sonrisal" [a força da água que desce faz espumar] numa ribançeira com visão para a cidade.
A caminhada é longa, entorno de duas horas pelo meio da mata, mas as belezas encontradas são inesquecíveis e apaixonantes.
Praça Horácio de Matos |
Abre parênteses: Seguindo orientação do guia, pegamos um atalho para economizar 19 quilômetros, porém-todavia-contudo não incluímos nos nossos planos o tal mau tempo, e demos de cara com um atoleiro, pai de Dudu parou diante e até tentou "resolver o problema" antes de passar e searrombar logo de cara, mas se cansou, desistiu e resolveu que devíamos retroceder e pegar a longa estrada, tivemos uma DR rápida [lógico, desistir é para os fracos e eu me incluo fora deste rol, rá] pensando ele que estaria resolvendo o problema "atoleiro" ...sefú porque na tal volta o carro derrapou numa pequena ladeira e ali sim quase atolamos sorte a nossa que apareceu um carro da prefeitura [que já conhecia os problemas do atalho] preocupado com um ônibus cheio de adolescentes que iria passar por ali e depois um casal de viajantes num Golf em busca de conhecimento e aventuras...rá rá rá resultado: resolvemos que passar pelo atoleiro todos juntos seria a solução dai o Golf que tinha pneus largos passou primeiro, depois nossa perebinha e por último o carro da prefeitura, todos com sucesso..huhuuuu fecha parênteses.
Gruta da Lapa Doce: uma caverna de quase um quilômetro entre a entrada e a saída, chão de areia super fina, zero de claridade, baixa umidade, algumas estalagmites e estalactites, rochas, um pequeno lago, e uns morcegos que colaboraram com a nossa visita e ficaram quietinhos em seu ninho.
Celebridades que já passaram por lá |
mais celebridades |
Nossa celebridade |
Parceiros que encontramos no caminho do "atolamento" |
Faz. Pratinha: lindo lago azulzinho-de-verdade, tirolesa, aluguel de caiaque e pedalinho, uma deslumbrante gruta azul com visita exclusiva, à nado, em prol da preservação das conchas que formam a tonalidade da água, com direito a fotos subaquáticas [visita e fotos pagas individualmente].
Neste dia estava também na programação o Morro do Pai Inácio, mas o mau tempo e o "quase atolamento" do carro atrasou e ficou para o dia seguinte.
3º e último dia: colhemos informações preciosas de como visitar alguns lugares sem a necessidade da presença de um guia, e lá fomos nós para:
Morro do Pai Inácio: o carro vai até metade do caminho, e o resto é uma caminhada sobre pedras. Notem a foto em que tiramos junto a uma cruz e lá de baixo a foto inversa, conseguem visualizá-la? É quase imperceptível. Lá em cima costuma fazer muito frio, porém no horário em que fomos [meio dia] por causa do sol intenso, não sentimos tanto. Fica a dica: leve casaco!
Cachoeira do Poço do Diabo: acesso por trás de um restaurante na beira da estrada, passa por uma corredeira de água estupidamente gelada seguindo por caminho de pedras.
VIAJÔMETRO
1.045 km percorridos dentre ida, vinda e passeios;
13 horas: 7 horas da ida e 6 da volta;
Principais lugares visitados: Morro do Pai Inácio, Gruta da Lapa Doce, Poço do Diabo, Pratinha.
353,20 pacote hospedagem;
353,20 pacote hospedagem;
Ingressos: 75,00 [15,00 de cada adulto + 5,00 aluguel de tênis, esqueci o meu em casa + 10,00 tirolesa];
Gasolina: 240,00 [sobrou meio tanque];
Guias: 80,00;
Refeições e bebidas = 120,00;
Conhecer um lugar deslumbrante com sua família = NÃO TEM PREÇO
Para todas as despesas vá de VISA...rs
Para todas as despesas vá de VISA...rs
Pra fechar com chave de ouro, uma frase de caminhão muito da engraçada....
... e um lindo crepúsculo no final da viagem.
3 comentários:
Sou doidinha pra conhecer esse lugar! Aliás, toda a Bahia! Suas fotos só me aguçaram ainda mais! O que é essa cachoeira?! Parece milagre divino!
Obrigada pela força lá no blog viu?! Um super beijoo! =))
é um lugar perfeito, pri! lindo e de excelentes vibrações.
vale ir também no capão se tiver mais tempo, porque a cachoeira da fumaça vale cada calo que ganhamos na subida!
beijoca
Postar um comentário