Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dia das Crianças: reflexões e um dia brincante

É triste saber que muitos pais se preparam para gastar rios de dinheiros com mais um brinquedo que a criança nem precisa. Graças a cultura do capitalismo aliado à publicidade dirigida às nossas crianças, esse ato se tornou frequente.

Mas como tudo na vida ainda tem jeito, alguém veem pensando nesse consumo descoordenado que tanto prejudica a educação dos nossos pequenos. Estou falando do grupo ILC - Infância Livre de Consumismo, um coletivo de mães, pais e cidadãos incorformados com a publicidade dirigida às nossas crianças.

Algumas curiosidades sobre a criação do dia das crianças:

O dia das crianças foi criado oficialmente no Brasil por um decreto do presidente Artur Bernardes, em 1924. Mas só muito depois, na década de 1960, a idéia emplacou de verdade.

A fábrica Johnson & Johnson criou a Semana do Bebê Robusto e a Estrela, fábrica de brinquedos, resolveu aderir. Promoveram a Semana da Criança, em torno da data que já existia. Foi assim que o Dia da Criança passou a ser comemorado a 12 de outubro. As vendas aumentaram muito!

fonte: http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u28.jhtm

Com o propósito em defender os direitos da criança, foi idealizado pelo Instituto Alana o projeto Criança e Consumo, criado em 2006 para desenvolver atividades relacionadas ao consumo infantil e a hábitos não saudáveis de crianças e adolescentes. O trabalho consiste em um esforço para conscientizar a sociedade brasileira sobre o assunto, com especial atenção ao debate sobre os impactos da mídia e do marketing no desenvolvimento infantil. Nesse sentido, a principal bandeira do Criança e Consumo é regular a comunicação mercadológica e a publicidade dirigida ao público infantil. Entre alguns dos problemas dos investimentos maciços na mercantilização da infância e da juventude estão o consumismo, a erotização precoce, a incidência alarmante de obesidade infantil, a violência na juventude, o materialismo excessivo e o desgaste das relações sociais.

Pensando nisso, o ILC adotou a idéia do Instituto Alana e irá promover a primeira Feira de Troca de Brinquedos de Salvador. Um projeto que visa tirar o foco do “comprar” e apresentar alternativas aos pais e às crianças através da troca de brinquedos usados entre si. A idéia principal é o da valorização do brincar em suas várias dimensões, além disso, a feira buscar estimular a consciência ecológica e a reflexão sobre a quantidade de brinquedos que as crianças acumulam atualmente.

Quer participar? Então anote em sua agenda:

Que dia? 06 de outubro
Onde? Parque da Cidade [Itaigara]
Que horas? 9 às 12h
Quanto? De grátis - basta levar um brinquedo usado em bom estado.


Estamos no Facebook, curta!

Nenhum comentário: