Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia das crianças#2: compartilhe brincadeiras

Este post faz parte da Blogagem coletiva Dia das crianças: compartilhe brincadeiras, promovido pelo Movimento Infância Livre de Consumismo.



Hoje foi o dia da arte. Dudu chegou da escola me pedindo pra mostrar como é papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola).

Você vai precisar de:
jornal velho ou papel usado
peneira
cola líquida
processador ou liquidificador
água

Preparo:
O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca até ficar uma massa homogênea. Finalmente, estender a massa numa superfície plana e esperar por dois dias de secagem, aproximadamente.

olha ai o resultado, sem pinturas do guri.

com arte do guri!
close.

cabeção de papel machê daqui.

Curiosidades
A arte do papel machê se desenvolveu na China, por volta de dois séculos antes de Cristo, e também em regiões das antigas Pérsia e Índia. Na Europa, o papel machê foi utilizado para criar objetos decorativos primeiramente na França e depois na Inglaterra. Na Itália, a massa era utilizada na e execução das famosas máscaras do Carnaval, em Veneza. Na Noruega foi construída uma igreja toda feita em papel machê, e que durou 37 anos em ótimas condições, tendo sido demolida posteriormente.



#compartilhebrincadeiras