Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sobre a mãe que fazia o dever de casa da filha

Ainda no consultório ontem, me deparei com outro absurdo, uma mãe que lia o texto, tirava conclusões e respondia [escrevia] no livro da escola da filha, ISTO MESMO, enquanto a criança assistia atentamente à tv. Eu custei a acreditar no que meus olhos viam.

Consegui ler o nome da escola na capa do livro e fiquei boquiaberta, pois era uma das mais caras da cidade/bairro.

Ela, a mãe, não se dava conta do tamanho absurdo e lia as questões em voz alta tentando se enganar que a menina prestava a devida atenção naquelas palavras.

E quando ela concluiu o dever de casa da filha, disse:

- você preste atenção na correção deste assunto porque é para prova, eu vou cobrar, e se você se sair mal ai ai.

Acreditam? Ai ai digo eu, ali nervosa com a situação me sentindo constrangida diante da tamanha estupidez. Que tipo de educação é essa minha gente? que espécie de mãe é essa?

Achei o texto abaixo, que tem tudo haver com o assunto, enquanto vou ali respirar fundo e beber um copo dágua:

Ouvimos falar muito em educação de filhos, mas será que tudo o que falam por aí pode ser colocado realmente em prática? Eia a grande questão. Todo conselho é válido, porém é preciso analisar se realmente se aplica de acordo com a realidade e os princípios de cada família.

Mãe dando bronca em filhoLimites: de forma geral podemos dizer, que crianças são crianças em qualquer parte do mundo, e como tal devem ser educadas dentro de limites. Uma criança que cresce sem limites não sabe se portar em ocasião nenhuma, está sempre fazendo má criação e envergonhando seus pais. O fato de por limites não quer dizer que você precisa castiga-la o tempo todo, pois não há nada melhor do que uma boa conversa, e por menor que seja com certeza ela saberá o motivo pelo qual foi repreendida.

Repreensão: uma questão muito importante também é a repreensão, a criança deve ser repreendida no momento em que comete o erro, porem ela precisa saber porque está recebendo aquele “sermão”. Quando ela está consciente do que fez e percebe que é errado, a chance de cometer novamente é mínimo, pois irá pensar antes de faze-lo novamente.

Pai e filhoControle seus impulsos: nunca fale palavras negativas para ofender uma criança, mesmo que esteja em um momento de raiva ou estresse, lembre-se que o que é dito será lembrado por ela por toda vida, e uma palavra errada, mal colocada e em momento inoportuno poderá ter consequências gravíssimas. O respeito só pode ser cultivado em um relacionamento entre pais e filhos quando há transparência e cumplicidade, a criança só irá respeitar os pais se os mesmos agir de maneira respeitável com eles, caso contrário será uma eterna “guerra de poderes” dentro de casa. Há crianças muito pequenas que já “mandam” em seus pais, fazem o que querem e não tem limite algum, são crianças que têm os melhores brinquedos, as roupas mais lindas e falta de educação no sentido literal da palavra.

Evite comparação: não tente comprar seu filho com brinquedos caros e produtos de última geração, pois o amor, carinho e respeito que eles precisam não há dinheiro no mundo que pague. Filhos educados com qualidade serão adultos emocionalmente equilibrados e que saberão transmitir o mesmo aos filhos que porventura terão.

Por isso não culpe o “gênio forte” da criança quando ela faltar com respeito, mas tenha consciência de que limites precisam ser ensinados a ela desde bebês, e nunca é tarde para colocar ordem na família.

5 comentários:

Sarah disse...

Oi Priscila! Vim retribuir sua visita ao meu blog e conhecer o seu! Então vc também é mãe de menino! E tá na fila do segundinho, hehe! :P
Sobre educação, ai ai... que vontade de pegar essa mãe pela orelha! Li também o post anterior, o da sala de espera da médica, e vou te falar, não sei se fiquei com mais raiva da mãe ou da médica!!
Vou dar uma lida por aí pra conhecer mais sobre vc!
bjos

Chris Ferreira disse...

Oi, Priscila,
que absurdo essa mãe! Muito boas as dicas!
Adorei sua visita! Viajar é muito bom e eu amei a escolha dela!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot

Chris Ferreira disse...

Sou sua nova seguidora!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot

Mariana - viciados em colo disse...

realmente! jogando dinheiro fora!
e depois ainda vai cobrar!
beijoca

Unknown disse...

Já estou seguindo!
Adoreio o blog!
Beijos
www.minhapequenamaria.com