Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

Sobre o lanche coletivo e a ajudinha extra do papai

A atual escola de Dudu tem um projeto voltado para alimentação saudável. Na primeira reunião de pais fomos informados dos cuidados na hora de escolher/preparar o lanche de nossos pequenos, a fim de evitar que aquelas crianças que estão acostumadas a comer salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes etc e tal não "contaminem" as outras que não estão. Porque veja bem, se elas lancham juntas, é natural que um queira provar o lanche do outro e daí despertar o interesse pelas guloseimas que fazem mal. E também com esta ação [já foi provado] fazer com que as crianças mudem de hábito alimentar, passando a gostar mais dos alimentos do bem.

Toda sexta-feira acontece o lanche coletivo, onde os pais são informados através do diário da criança, qual lanche o seu filho será responsável em levar para ele e seus colegas, por exemplo, hoje foi o dia do meu filhote levar sanduíche de queijo, outro levou suco de frutas, outro levou frutas, outro levou biscoito, etc.

Além de um cardápio semanal, cuidadosamente elaborado visando a praticidade, que funciona assim:

- segunda - bolo com suco [aquele bolo que a mamãe fez no fim de semana por ter mais tempo];
- terça - frutas cortadinhas acompanhadas de iogurte;
- quarta - suco de frutas com biscoito de água e sal, ou maisena, ou ao leite, ou da vovó [só não pode ser com recheio];
- quinta - Iogurte com sanduíche [recheios sugeridos são patês, requeijão, geléia ou outro do gosto da criança]
- sexta - cada semana as crianças levam um tipo de fruta e lá juntas fazem uma salada, na outra semana cada uma é responsável por um lanche específico, como foi nesta. E assim segue.

Estou adorando e respeitando, pois confesso que antes do comunicado já mandei salgadinho, e não tinha pensado na possibilidade de ter transmitido este péssimo hábito para outras crianças. Me fez repensar. Mães, pais e responsáveis peço desculpas, já reparei meu erro. E espero que todos outros tenham feito o mesmo, afinal são nossos filhos os recompensados.

O interessante de hoje foi que, o pai de Dudu, vulgo marido, foi o responsável em preparar os sanduíches. Fiquei imensamente agradecida pela sua dedicação que não era comum, mas graças as nossas conversas e a todos os santos ele está contribuíndo. Porque pai de verdade não é só o que faz o filho, mas também aquele que ajuda na labuta diária. O que era difícil de fazê-lo compreender, mas incansável que sou bati na mesma tecla e deu resultado.

"Além do horizonte existe um lugar, bonito e tranquilo pra gente se amar"

Nenhum comentário: