Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de março de 2012

Sobre os brinquedos...

Acho que cometi um erro, que atire a primeira pedra quem não concorda comigo, a bola da vez é o seguinte: Dudu está sempre desejando ter os brinquedos que seu primo tem. O problema é que, todos são caríssimos e no fundo ele só que TER, digo isso porque já dei a oportunidade de ter alguns e percebi que ele não brinca o quanto eu gostaria, pelo menos pra fazer valer a pena, sabe? Ficam lá jogado junto aos outros sem muita importância.

Daí que dia desses, eu expliquei que nós [os pais], não poderíamos continuar à comprar tudo que ele deseja, inclusive iguais aos de seu primo porque eram brinquedos caros, pela falta de espaço da nossa casa e também porque se fizéssemos isso não teríamos dinheiro para outras coisas legais que curtimos juntos [viajar, comer pizza] etc e tal..

Ele ficou pensativo, e me disse: ô mãe, nós somos pobres então? #fiqueitensa


o sonho de consumo do meu filho

Eu lhe respondi que é claro que não, mas que ninguém deve gastar seu dinheiro com tantas bobagens, que precisamos dividir a grana pra todas necessidades, e assim não faltar nada [pelo menos tentamos que seja assim né]. Ele deu a entender que ficou satisfeito com a minha explicação, mas foi só os dias passarem e ele se deparar com o primo e um novo brinquedo e toda aquela conversa foi para o ralo, daí te pergunto comofaz???

Enquanto isso, na sala de justiça, vou me descabelando [e com piriri todos os dias por causa da ansiedade] na produção independente do aniver dos 5 anos do super Batman. 


mamãe de piriri...rs

Imagens daqui e daqui.

3 comentários:

BLOG DA BIA disse...

Paciência, querida, e repita tudo de novo....
Ele precisa ter certeza de que é por isso mesmo. Se você der outras explicações agora, ele ficará confuso.
E sobre não ter os brinquedos desejados, poxa! Isso forma uma pessoa e tanto, sabia? Sabia, né? É que, na hora, é tão difícil dizer não e tal...
Permita que ele os veja pagando as coisas: a pizza, o mercado, o ingresso de um passeio.
Pelo jeito ele fará 5 aninhos, é isso?
Programe um passeio onde você já sabe quanto gastará, e leve o dinheiro contado para tudo. Aos sair de casa, converse com ele e mostre que tem uma nota de 20 reais na sua carteira, por exemplo. Pergunte se ele acha muito, e valorize a resposta dele, seja qual for. Se for comprar um lanche, peça para ele pagar e guardar o troco. Depois pague o estacionamento e assim vai. Ao último pagamento, mostre que vocês gastaram tudo, e nada sobrou naquele dia. Que não daria para gastar mais nada naquele dia, mas isso não significaria tristeza, pois vocês já tinham pago as contas de energia, água e feito compras no mercado, então daria para se divertir bastante em casa ainda. Que tudo isso precisa ser pago também.
Nessa idade, as crianças precisam ver, manusear, aprender vivenciando! Eles compreendem muito! Desde que tenham interiorizado o aprendizado. Vivendo a situação.
Ele tem cofrinho? Poderia começar se não tiver. Cofrinho ou mesada. A Júlia, do blog ensineseubebe.blogspot.com sugere 1 real por semana nessa idade, se não me engano. Aí sim ele pode fazer as compras dele e aprende a tão sonhada lição de economia!
Espero ter ajudado, um grande abraço! Bia.

Priscila Nascimento disse...

Bia, adorei as dicas. Porquinho ele já tem, as moedas de 0,50 e 1,00 são dele (porquinho), vou adotar a dica dos 20,00 depois volto aqui pra dá feedback.

bjos

BLOG DA BIA disse...

Ai, menina, só hoje consegui re-responder seu comentário... rsrs
Tá lá no blog, mas foi assim:

Priscila,
eu vi essa sua resposta em seu blog assim que publicou.
Quando puder, conta sim!
O Brasil estaria em melhores condições se houvesse uma educação financeira para os pequenos! Se o país todo não está pensando nisso, vamos nós fazer com que "nossos" pequenos possam aprender a lidar com o dinheiro, e não virar refém dele, né?
Ter um porquinho é interessante, mas precisa ver como está sendo trabalhado. Coloque-se no lugar da criança: ela tem um pote cheio de moedas - mas não tem noção de quanto, do que aquilo pode comprar, etc. Fica muito abstrato, sabe?
Dar uma moeda de 1 real por semana, por exemplo, traz concretude ao tema, e permite que ela "coordene" a situação.
Vamos conversando mais, isso é bem legal!
Abraço, Bia.