Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Da série viagem com a família - Chapada Diamantina/BA

Passamos preciosos dias na cidade de Lençois em comemoração ao aniver do papai, o nosso pequeno escoteiro participou de mais essa aventura e desta vez fez as trilhas caminhando ao invés dos ombros do papai como contei aqui. Partindo de Salvador são 410 km num total de aproximadamente 8 horas.




daqui
Mapa feito por marido a partir das orientações de seu tio caminhoneiro...nosso GPS analógico...rs
Saímos de casa no finalzinho da tarde e seguimos pela BR-324 até Feira de Santana, pegamos um "atalho" pela Estrada do Feijão que fica na BA-052 até a cidade de Ipirá, 22:00 paramos numa pousada e no dia seguinte às 05:30 continuamos até Itaberaba pela BA-488, uma pausa para o café e logo após pegamos estrada para nosso destino pela BR-242, chegamos lá às 09:30 no Hotel Portal Lençois tudo de bom, já instalados sejogamos num breve passeio para não perder o speed.





1º resto de dia: Conheçemos lugarejos encantadores, e como são tantos vou contar por partes os que tivemos tempo de ir. Um guia mirim nos levou para:
Cachoeirinha: curta caminhada por dentro da cidade levamos aproximadamente uns 20 minutos para chegar lá.



Mirante: um dos pontos mais altos que proporciona uma visão panorâmica da cidade, conforme vocês podem conferir abaixo:




Cachoeira da primavera: difícil acesso, mas compensador.


Salão das Areias Coloridas: passagens por um areal colorido [o nome já diz] de onde é extraída a areia para confecção daquelas garrafinhas com desenhos da cidade.


Serrano: pequenos poços de água doce, estupidamente gelada, um efeito "sonrisal" [a força da água que desce faz espumar] numa ribançeira com visão para a cidade.





A caminhada é longa, entorno de duas horas pelo meio da mata, mas as belezas encontradas são inesquecíveis e apaixonantes.





Praça Horácio de Matos
2º dia: acompanhados de um guia mais experiente, fomos aos locais mais visitados/conhecidos.

Abre parênteses: Seguindo orientação do guia, pegamos um atalho para economizar 19 quilômetros, porém-todavia-contudo não incluímos nos nossos planos o tal mau tempo, e demos de cara com um atoleiro, pai de Dudu parou diante e até tentou "resolver o problema" antes de passar e searrombar logo de cara, mas se cansou, desistiu e resolveu que devíamos retroceder e pegar a longa estrada, tivemos uma DR rápida [lógico, desistir é para os fracos e eu me incluo fora deste rol, rá] pensando ele que estaria resolvendo o problema "atoleiro" ...sefú porque na tal volta o carro derrapou numa pequena ladeira e ali sim quase atolamos sorte a nossa que apareceu um carro da prefeitura [que já conhecia os problemas do atalho] preocupado com um ônibus cheio de adolescentes que iria passar por ali e depois um casal de viajantes num Golf em busca de conhecimento e aventuras...rá rá rá resultado: resolvemos que passar pelo atoleiro todos juntos seria a solução dai o Golf que tinha pneus largos passou primeiro, depois nossa perebinha e por último o carro da prefeitura, todos com sucesso..huhuuuu fecha parênteses.















Gruta da Lapa Doce: uma caverna de quase um quilômetro entre a entrada e a saída, chão de areia super fina, zero de claridade, baixa umidade, algumas estalagmites e estalactites, rochas, um pequeno lago, e uns morcegos que colaboraram com a nossa visita e ficaram quietinhos em seu ninho.


Celebridades que já passaram por lá


mais celebridades


Nossa celebridade














Parceiros que encontramos no caminho do "atolamento" 


Faz. Pratinha: lindo lago azulzinho-de-verdade, tirolesa, aluguel de caiaque e pedalinho, uma deslumbrante gruta azul com visita exclusiva, à nado, em prol da preservação das conchas que formam a tonalidade da água, com direito a fotos subaquáticas [visita e fotos pagas individualmente].














Neste dia estava também na programação o Morro do Pai Inácio, mas o mau tempo e o "quase atolamento" do carro atrasou e ficou para o dia seguinte.



3º e último dia: colhemos informações preciosas de como visitar alguns lugares sem a necessidade da presença de um guia, e lá fomos nós para:


Morro do Pai Inácio: o carro vai até metade do caminho, e o resto é uma caminhada sobre pedras. Notem a foto em que tiramos junto a uma cruz e lá de baixo a foto inversa, conseguem visualizá-la? É quase imperceptível. Lá em cima costuma fazer muito frio, porém no horário em que fomos [meio dia] por causa do sol intenso, não sentimos tanto. Fica a dica: leve casaco!


























Cachoeira do Poço do Diabo: acesso por trás de um restaurante na beira da estrada, passa por uma corredeira de água estupidamente gelada seguindo por caminho de pedras.






VIAJÔMETRO
1.045 km percorridos dentre ida, vinda e passeios;
13 horas: 7 horas da ida e 6 da volta;
Principais lugares visitados: Morro do Pai Inácio, Gruta da Lapa Doce, Poço do Diabo, Pratinha.
353,20 pacote hospedagem;
Ingressos: 75,00 [15,00 de cada adulto + 5,00 aluguel de tênis, esqueci o meu em casa + 10,00 tirolesa];
Gasolina: 240,00 [sobrou meio tanque];
Guias: 80,00;
Refeições e bebidas = 120,00;
Conhecer um lugar deslumbrante com sua família = NÃO TEM PREÇO
Para todas as despesas vá de VISA...rs


Pra fechar com chave de ouro, uma frase de caminhão muito da engraçada....



... e um lindo crepúsculo no final da viagem.

3 comentários:

Mari Hart disse...

Sou doidinha pra conhecer esse lugar! Aliás, toda a Bahia! Suas fotos só me aguçaram ainda mais! O que é essa cachoeira?! Parece milagre divino!

Obrigada pela força lá no blog viu?! Um super beijoo! =))

Mariana - viciados em colo disse...

é um lugar perfeito, pri! lindo e de excelentes vibrações.

vale ir também no capão se tiver mais tempo, porque a cachoeira da fumaça vale cada calo que ganhamos na subida!

beijoca

Priscila Nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.