Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Centro de Parto Normal em Salvador

Há um tempo queria falar sobre o parto normal aqui no blog, só que não me sentia a vontade por ainda não ter passado por este momento em minha vida. Mas lembrei que nem tudo na vida precisamos vivenciar pra saber o quão é bom, e que também vale apena trocar informações.

No ano passado li algumas matérias jornalísticas que anunciavam:

Inaugurado o primeiro Centro de Parto Normal [CPN] do Brasil - em Salvador,  por meio do programa Rede Cegonha do governo federal, localizado no Centro Espírita Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima. O CPN Marieta de Souza Pereira  foi inaugurado no dia 26 de agosto de 2011 e recebe este nome em homenagem à mãe de Nilson de Souza Pereira que, juntamente com Divaldo Franco, fundou a Mansão do Caminho. A obra que custou mais de R$ 3 milhões foi viabilizada por doações de voluntários, do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde.

O CPN da Mansão do Caminho é o primeiro do Norte e Nordeste do País, concebido com a mais moderna técnica arquitetônica, construído com materiais de excelente qualidade e equipado com 06 leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), apropriados para o máximo conforto e funcionalidade da parturiente e do obstetra durante a realização de seu ato médico. Além de tudo, servido com ambulância totalmente equipada para transporte da paciente para hospitais da rede pública, no caso de situações de risco ou emergência.

Para Divaldo Franco, o CPN é um sonho realizado. “Começou tudo há cinco anos, quando um jovem arquiteto baiano nos doou a planta do projeto. Quando a presidente lançou o projeto Cegonha, nós ficamos muito felizes, porque é uma forma de confirmar essa inspiração divina de que todos nós fomos objeto. Estamos profundamente sensibilizados”, relatou Divaldo.

Para se tornar paciente do CPN, é necessário ter realizado pelo menos cinco exames pré-natais – os quais já são feitos na própria Mansão do Caminho.

A expectativa é realizar por mês 120 partos normais. Ao todo são 40 profissionais envolvidos, entre obstetras, enfermeiros e “doulas”, mulheres que fornecem suporte físico e emocional à gestante.


fachada
sala de atendimento

ambulância própria

sala de parto
banheira para parto na água

Éis que hoje, resolvi tirar do rascunho mental e compartilhar com azamigas, que assim como eu, criou resistência, mas que já estão pensando com mais carinho e responsabilidade sobre este assunto graças às leituras diárias nos blogues especializados de pessoas comprometidas com o bem estar mamãe-bebê-família.



Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira
Rua Jayme Vieira Lima, nº 104 – Pau da Lima, Salvador/BA.
Telefone: (71) 3409-8303

Alguns dos blogues especializados:


FONTES:

7 comentários:

Mariana - viciados em colo disse...

uau! que notícia boa!
eu não sabia disso, menina!
beijoca

Andréia Paiva disse...

Oi Pri,

Eu já sabia disso e, inclusive, vi um documentário muito bacana sobre a inauguração dessa instituição, que tem estrutura de primeiro mundo! Um belo presente pras futuras mamães! Eu tive a graça de ter minha filha de parto normal, mas encarei sem neuras, queria o que fosse melhor para nós duas! Não me arrependo. Foi tranquilo,a recuperação excelentee acredito que minha filha tb se beneficiou, pois foi um bebê super tranquilo e teve leite abundante. Espero conseguir novamente no segundo! Beijo e parabéns pela publicação!

Lorena Magalhaes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Priscila Nascimento disse...

MARI - pois é amiga, existe e tudo bem equipado, de graça e pouco procurado, veja só que absurdo? Enquanto os hospitais públicos estão sem vagas e os particulares ganhando e arreganhando com cesáreas. Vamos divulgar e vê se dessa forma conseguirmos mudar este quadro né?

bjos!

Priscila Nascimento disse...

Andréia - eu tenho medo do parto normal por vários motivos, mas já estou trabalhando isso em mim por causa do conhecimento de casos e leituras mais apuradas nos blogues especializados.

bjos!

Priscila Nascimento disse...

Lorena - por uma barbeiragem minha excluir seu comentário. Se puder escrever de novo ficarei muito agradecida. Aqui em Salvador temos poucos blogues maternos, mas se cada uma que tem fizer sua parte conseguiremos atingir mais pessoas e assim quem sabe mudar o atual cenários das maternidades públicas sem vagas e as particulares ficando ricas com as cesáreas desnecessárias.

bjos!

Lorena Magalhaes disse...

Pri, vontade de trabalhar ai!
Ja compartilhei no face.
Vamos fazer nossa parte divulgando...
É de grao em grao....
Beijos