Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Vitamina A, seu filho tomou?

Ao completar 6 meses nossos rebentos precisam tomar algumas vacinas e dentre estas consta a VITAMINA A, que segundo pediatra que acompanha meus filhos, só é necessária para crianças desnutridas ou com carência dela.

Acontece que este detalhe não tem sido levado em conta e sua oferta vem sendo feita como se a mesma fizesse parte do calendário básico de vacinas.

O problema é que quando ministrada em crianças sadias ela pode causar aumento da pressão intracraniana e por consequência dor de cabeça. Em bebês que tenham a moleira ou fontanela aberta é possível perceber uma ondulação ou inchaço. Passei por isso com Artur porque desconhecia esta informação. Com Eduardo não percebi porque estava em falta nos postos, quando tomou já tinha completado 1 ano, por isso não era visível o inchaço, se ele teve dor de cabeça eu não sabia a razão.

Há muito mais reações, mas meu filho, aparentemente só teve o inchaço. Fique atento às outras reações pois, quando o consumo do retinol é exagerado, ocorre uma intoxicação por esta vitamina, denominada de hipervitaminose A, surgindo sintomas como: 
pele seca, áspera e descamativa;
fissuras labiais;
ceratose folicular (oclusão do folículo piloso);
dores nos ossos e articulações;
câimbras;
queda dos fios de cabelo;
lesões no fígado;
redução do crescimento do indivíduo;
falta de apetite; 
edema (inchaço);
epistaxe sangramento nasal);
esplenomegalia e hepatomegalia (aumento do volume do baço e fígado);
e alterações nas enzimas hepáticas.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_A


Se seu filho se alimenta diariamente com uma destas belezuras que a natureza nos oferece, ele não precisa desta dose cavalar oferecida nos postos de saúde:
Alimentos ricos em vitamina A
  • agrião
  • tomate
  • pimentão vermelho
  • damasco



Ingestão Diária Recomendada - IDR
População Quantidade (µg RE)
Adultos 600
Lactentes 375 (0-6 meses) e 400 (7-8 meses)
Crianças 400*, 450** e 500***
Gestantes 800
Lactantes 850

Fonte: Resolução RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005. Legenda: *1-3 anos, **4-6 anos, ***7-10 anos


#fiquedeolho

#dicademae

3 comentários:

Chris Ferreira disse...

Oi Pri, pelo o que eu me lembro as minhas filhas não tomaram Vitamina A, não. Mas também elas se alimentavam bem com a maioria desses itens que você citou. Muito bom o seu post.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Unknown disse...

Minha filha tem 8 anos e nunca tomou vitamina A .o que faço é alérgica desde pequena rinite e muito magra.

Unknown disse...

Ola,me chamo ISABEL
Minha bebe tem 6 meses e ontem tomou as vacinas e a vitamina A.
No acordou com a fontanela alta.
Está abaixando ,graças a Deus!
Isso é errado,pôr a vida de um bebe em risco por causa de excesso de vitamina.